Manual de reabilitação profissional inss

Antes vamos ver se o eSocial trata algo a respeito A reposta é SIM, abaixo os eventos: S – Cadastramento Inicial do Vínculo (linhas 88/89 – campos obrigatórios);. MANUAL DE PESSOAL MÓD: 31 CAP: 2 1 com vistas à reabilitação profissional no âmbito da Unidade de Reabilitação Profissional do INSS (URP/INSS). Veja matéria publicada pela Divisão de Reabilitação Profissional do INSS esclarecendo conceitos a respeito do programa de reabilitação profissional. EMISSÃO DO CERTIFICADO DE REABILITAÇÃO PROFISSIONAL Concluído o processo de (re) habilitação profissional, caberá ao INSS emitir C ertificado de Reabilitação Profissional (Anexo XXII), indicando a função a qual o reabilitando foi capacitado profissionalmente, sem prejuízo do exercício de outra para a qual se julgue. Feb 28, · Conheça como funciona a reabilitação profissional e saiba se você poderá ser submetido a ela. MANUAL TCNICO DE PROCEDIMENTOS.

02 que foram gravadas, transcritas e exploradas neste texto. Segundo a advogada Kátia Macedo, a reabilitação profissional está prevista no art. Reabilitação profissional do INSS após a manual de reabilitação profissional inss Lei Reabilitação Profissional A Reabilitação Profissional no INSS tem desde a implantação do Projeto Reabilita, no ano , a previsao de que suas ações ocorram no âmbito das Agências da manual de reabilitação profissional inss Previdência Social –APS em integração com a Perícia Médica e articulado com os demais serviços do INSS (descentralização). REABILITAÇÃO PROFISSIONAL. Como fica o desconto do INSS manual de reabilitação profissional inss COM A Reforma da Previdência Social.

Neste momento, um profissional do INSS irá verificar se há condições do trabalhador voltar à ativa, mas não de maneira plena de acordo com a sua capacidade. Olá Amigos,A empresa que eu trabalho recebeu um oficio do INSS pedindo a reabilitação profissional de uma funcionária afastada a 3 anos, como devo responder ao INSS? O site oficial do INSS - Autarquia manual de reabilitação profissional inss que garante proteção aos cidadãos por meio do reconhecimento de direitos, com o objetivo de promover o bem-estar social. INSS Reabilitação Profissional – Como funciona e como solicitar?

36, §§ 2º e 3º, do Decreto nº /99). A "Carta de São Paulo", documento elaborado em conjuntamente pelas equipes de Reabilitação Profissional do INSS em âmbito nacional, entidades e organizações não governamentais, serviu como um diagnóstico da situação da Reabilitação Profissional no INSS, sendo utilizada como um dos principais instrumentos manual de reabilitação profissional inss para a construção do Cited by: 2. A reabilitação nao eh feita de imediato.

INSS divulga novo Manual de Perícia Previdenciária. Estatístico de Reabilitação Profissional (BERP) do SRP da Gerência Executiva do INSS de Santa Maria no período de janeiro de a setembro de Conforme o Manual Técnico de Reabilitação profissional o BERP é o instrumento utilizado para registro dos dados estatísticos pela Equipe de RP nas gerências do INSS. Aug 26,  · COMO FUNCIONA A REABILITAÇÃO PROFISSIONAL DO INSS A Reabilitaçao Profissional é um serviço do INSS que tem o objetivo de oferecer aos segurados incapacitados para o trabalho, por motivo de. Observou-se que o INSS de um lado.

REABILITAÇÃO PROFISSIONAL DO INSS – Tirando Dúvidas. Estatístico de Reabilitação Profissional (BERP) do SRP da Gerência Executiva do INSS de Santa Maria no período de janeiro de a setembro de Conforme o Manual Técnico de Reabilitação profissional o BERP é o instrumento utilizado para registro dos dados estatísticos pela Equipe de RP nas manual de reabilitação profissional inss gerências do INSS. Dependentes de segurados também podem manual de reabilitação profissional inss ser atendidos pela reabilitação, na medida das possibilidades do Instituto; O êxito do processo de reabilitação é altamente influenciado por variáveis que não estão sob controle da Autarquia, por exemplo, tipo de limitação existente, a motivação, as condições sociais, o histórico profissional. Considera-se, também, pessoa com deficiência habilitada aquela que, não tendo se submetido a pro-cesso de habilitação ou reabilitação, esteja ca - pacitada para o exercício da função (art. processo de habilitação ou reabilitação pro-fissional fornecido pelo INSS.

Regras gerais de reabilitação profissional pelo INSS e a consequência para o trabalhador com baixa instrução. Os resultados obtidos sugerem que o processo de reabilitação profissional, ainda precisa de mais investimentos com vistas na reinserção dos assegurados, pois é realizado sem o eficiente acompanhamento do INSS e das empresas. Cabe à Divisão de Gerenciamento de Atividades de Reabilitação Profissional. Portaria MDS nº , de 28 de setembro de O Presidente Substituto do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, no uso das atribuições que lhe confere o Decreto nº , de 24 de julho de , e. Acidente de Trabalho, Reabilitação Profissional que, manual de reabilitação profissional inss em conjunto com as Diretrizes de Apoio à Decisão Médico Pericial em Clínica Médica I e II, Ortopedia e Traumatologia, Psiquiatria e Oftalmologia, constituem sólido arcabouço técnico e legal, a fim de auxiliar os Peritos. Olá Amigas e Amigos do que foram encaminhados ou ainda serão para a Reabilitação profissional do INSS: Nessa Matéria você ira perceber e se informar de tudo que está acontecendo. Interna nº 73/DIRBEN/INSS, de 31 de outubro de ).

1. Considerando manual de reabilitação profissional inss a necessidade de normatização do serviço de reabilitação profissional, o Presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aprovou manual de reabilitação profissional inss o Manual Técnico de Procedimentos da área de reabilitação profissional - Módulo I. Logo após a solicitação do benefício, o segurado irá passar por uma perícia médica. Reabilitação Profissional manual de reabilitação profissional inss Depois de concluído o processo de reabilitação profissional, o INSS emite certificado indicando a atividade para a qual o trabalhador foi capacitado profissionalmente.

DA REA DE REABILITAO PROFISSIONAL VOLUME I Atualizado pelos Despachos Decisrios n 2/DIRSAT/INSS, de 24/11/, n 1/ DIRSAT/INSS, de 19/04/ e n 2, DIRSAT/INSS, de 12/05/ Dependentes de segurados também podem ser manual de reabilitação profissional inss atendidos pela reabilitação, na medida das possibilidades do Instituto; O êxito do processo de reabilitação é altamente influenciado por variáveis que não estão sob controle da Autarquia, por exemplo, tipo de limitação existente, a motivação, as condições sociais, o histórico profissional. Manual de Perícia Médica da Previdência Social Versão 2. 1. Divulgamos a Resolução INSS nº / que divulga o Manual Técnico de Procedimentos da Área de Reabilitação Profissional, que visa uniformizar procedimentos a serem adotados pelas áreas técnicas subordinadas à Diretoria de Saúde do Trabalhador na avaliação para concessão de órteses, próteses ortopédicas não implantáveis, meios auxiliares de locomoção e acessórios no. DA REA DE REABILITAO PROFISSIONAL VOLUME I Atualizado pelos Despachos Decisrios n 2/DIRSAT/INSS, de 24/11/, n 1/ DIRSAT/INSS, de 19/04/ e n 2, DIRSAT/INSS, de 12/05/ Diretoria de Sade do Trabalhador - DIRSAT. As informações e orientações aos servidores que atuam na área de Reabilitação Profissional, contidas neste manual, visam uniformizar procedimentos, facilitar as rotinas de trabalho, objetivando a melhoria no atendimento aos beneficiários da Previdência Social que necessitam do serviço de Reabilitação Profissional. Interna nº 73/DIRBEN/INSS, de 31 de outubro manual de reabilitação profissional inss de ). À medida que o aumenta a quantidade de segurados que buscam o sistema de Previdência para requerer algum benefício por incapacidade, em função de que perderam capacidade laboral, aumenta também a quantidade de pessoas que podem ser reinseridas no mercado de trabalho manual de reabilitação profissional inss através de um processo de reabilitação profissional.

O site oficial do INSS - Autarquia que garante proteção aos cidadãos por meio do reconhecimento de direitos, com o objetivo de promover o bem-estar social.Quando algum profissional que contribui ao INSS passa por algum acidente ou doença que limite o exercício de suas atividades laborativas, o próprio órgão pode apresentar um meio de reabilitar. · Despacho Decisório n/DIRSAT/INSS, de 11 de janeiro de , que altera o Manual Técnico de Procedimentos da Área de Reabilitação Profissional - Volume I, retirando a prerrogativa do Servidor Analista do Seguro Social, independente de sua formação, de poder realizar avaliação conjunta para elegibilidade ao Serviço de. ou certificado de reabilitação profissional. Considerando a necessidade de manual de reabilitação profissional inss normatização do serviço de reabilitação profissional, o Presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aprovou o Manual Técnico de Procedimentos da área de reabilitação profissional - Módulo I. A reabilitação profissional pode ser prestada também aos dependentes, de acordo com a disponibilidade das unidades de atendimento da Previdência Social.

Durante o programa, a Previdência oferece assistência médica, psicológica e fisioterápica, acompanhamento por assistente social, fornecimento de manual de reabilitação profissional inss próteses, órteses e. Estrutura e funcionamento do serviço de Reabilitação Profissional Para compreendermos melhor o funcionamento da Reabilitação manual de reabilitação profissional inss Profissional (RP) no INSS é necessário conhecer sua estrutura, à qual faremos alusão a seguir2.modelo de carta e [HOST] nunca tive um caso assim, Veja as 2 respostas. Logo após a solicitação do benefício, o manual de reabilitação profissional inss segurado irá passar por uma perícia médica. Olá Amigos,A empresa que eu trabalho recebeu um oficio do INSS pedindo a reabilitação profissional de uma funcionária afastada a 3 anos, como devo responder ao INSS? MANUAL TÉCNICO DE PROCEDIMENTOS DA ÁREA DE REABILITAÇÃO PROFISSIONAL VOLUME I Atualizado pelos Despachos Decisórios nº 2/DIRSAT/INSS, de. Como funciona a reabilitação profissional do INSS. O QUE É A reabilitação profi ssional é um serviço da Previdência Social, prestado pelo INSS, de caráter obrigatório, com o objetivo de proporcionar os meios de reeducação ou readaptação profi ssional para o retorno ao mercado de trabalho dos.

Reabilitar é “capacitar para exercer outra função”, pelo menos nesse conceito que engloba o INSS. Neste momento, um profissional do INSS irá verificar se há condições do trabalhador voltar à ativa, mas não de maneira plena de acordo com a sua capacidade. O documento pericial datado de 02/05/12 (OUT5, ev) mantém a conclusão do anterior, com destaque à postura do apelado rejeitando se submeter à reabilitação, conforme item “Considerações: – Em reabilitação profissional por ordem judicial, com parecer favorável para trabalho administrativo, Periciando se nega a.

Resolução INSS/PR n° de 30 de agosto de ; 12 – Atribuições dos Técnicos de Reabilitação Profissional 13 – Encaminhamento à Reabilitação Profissional 14 – Aposentadoria por Invalidez. · Despacho Decisório n/DIRSAT/INSS, de 11 de janeiro de , que altera o Manual Técnico de manual de reabilitação profissional inss Procedimentos da Área de Reabilitação Profissional - Volume I, retirando a prerrogativa do Servidor Analista do Seguro Social, independente de sua formação, de poder realizar avaliação conjunta para elegibilidade ao Serviço de. O.

Oct 12, · O QUE É REABILITAÇÃO PROFISSIONAL? art 89 estabelece que a habilitação ea reabilitação profissional e social deverão proporcionar ao beneficiário incapacitado parcial ou totalmente para o trabalho, e às. A reabilitação profissional e social para o trabalhador parcial ou totalmente incapaz para o trabalho ou portador de deficiência é regulada pelos artigos 89 a 93 do Regime Geral da Previdência Social (Lei nº /91). O Decreto de 06 de maio de que regulamenta a lei supracitada refere em seu artigo 77 que a reabilitação profissional custeada pelo INSS é gratuita devendo o segurado submeter-se a este processo.

MANUAL TCNICO DE PROCEDIMENTOS. 02 que foram gravadas, transcritas e exploradas neste manual de reabilitação profissional inss texto. O documento pericial datado de 02/05/12 (OUT5, ev) mantém a conclusão do anterior, com destaque à postura do apelado rejeitando se submeter à reabilitação, conforme item “Considerações: – Em reabilitação profissional por ordem judicial, com parecer favorável para trabalho administrativo, Periciando se nega a.

Caso ocorra negativa este poderá ter seu benefício suspenso, com excessão desta obrigatoriedade para a realização de tratamento. É um esforço de fazer e estimular novas aptidões por parte do empregado, para que ele de fato possa permanecer ativo, ajudando com o INSS e com a coletividade. O contexto da Reabilitação Profissional na Legislação Previdenciária. SST - REABILITAÇÃO PROFISSIONAL by manual de reabilitação profissional inss cpalasio Petição Inicial – Aposentadoria Por Idade Urbana Com Averbacao de Vinculo Não Reconhecido Pelo INSS.

BRASIL, Previdência Social, Instituto Nacional do Seguro Social, MANUAL TÉCNICO DE PROCEDIMENTOS DA ÁREA DE REABILITAÇÃO PROFISSIONAL VOLUME I, Atualizado pelos Despachos Decisórios nº 2/DIRSAT/INSS, de 24/11/, nº 1/ DIRSAT/INSS, de 19/04/ e nº 2, DIRSAT/INSS, de 12/05/ Reabilitação Profissional do Inss , Fui Encaminhado o que Fazer? Reabilitar é “capacitar para exercer outra função”, pelo menos nesse conceito que engloba o INSS. Foram retirados alguns capítulos que já possuem Manuais próprios, como Aposentadoria Especial, Acidente de Trabalho, Reabilitação Profissional que, em conjunto com as Diretrizes de Apoio à Decisão Médico Pericial em Clínica. Este manual é o resultado da preocupação da Coordenação de Gestão de Pessoas em relação ao profissional readaptado/restrição de função ou reabilitado profissional, no retorno ao trabalho e sua reinserção nas equipes de trabalho, sem causar agravos a sua condição de saúde. Programa de reabilitação do INSS pode demorar até dois anos A reabilitação é voltada aos empregados que sofreram manual de reabilitação profissional inss acidentes de trabalho e precisam voltar à atividade profissional. Reabilitao profissional e a aposentadoria especial nas doenas ocupacionais Vocational rehabilitation and retirement special in occupational diseases Jerri Estevan Vacaro1, Fleming Salvador Pedroso2. Globalsat GS Nova Atualização V Novembro Phantom Arena HD Nova Atualização V Novembro Como funciona a reabilitação profissional do INSS. Antes vamos ver se o eSocial trata algo a respeito A reposta é SIM, abaixo os eventos: S – Cadastramento Inicial do Vínculo (linhas 88/89 – .

O inss mandará correspondencia ao seu empregador para que ele responda sobre a possibilidade de atuação profissional diferenciadas, pois seu estado de . VEJA PORQUE NÃO. Reabilitação profissional do INSS manual de reabilitação profissional inss após a . MANUAL TÉCNICO DE PROCEDIMENTOS DA ÁREA DE REABILITAÇÃO PROFISSIONAL VOLUME I Atualizado pelos Despachos Decisórios nº 2/DIRSAT/INSS, de. artigo original.

FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: Lei nº , de 24 de julho de ;. Mar 22,  · Regras gerais de reabilitação profissional pelo INSS e a consequência para o trabalhador com baixa instrução. Divulgamos a Resolução INSS nº / que divulga o Manual Técnico de Procedimentos da Área de Reabilitação Profissional, que visa uniformizar procedimentos a serem adotados pelas áreas técnicas subordinadas à Diretoria de Saúde do Trabalhador na avaliação para concessão de órteses, próteses ortopédicas não implantáveis, meios auxiliares de locomoção e acessórios no. Quer ficar por dentro de outros manual de reabilitação profissional inss direitos? A reabilitação profi ssional é manual de reabilitação profissional inss um serviço da Previdência Social, prestado pelo manual de reabilitação profissional inss INSS, de caráter obrigatório, com o objetivo de proporcionar os meios de reeducação ou readaptação profi ssional para o retorno ao mercado de trabalho dos segurados incapacitados por doença ou acidente.

Considera-se, também, pessoa com deficiência habilitada aquela que, não tendo se submetido a pro-cesso de habilitação ou reabilitação, esteja ca - pacitada para o exercício da função (art. Reabilitação profissional é um serviço prestado pelo INSS aos segurados acidentados ou portadores manual de reabilitação profissional inss de doenças que os impedem de exercer a atividade laborativa atual, visando reinseri-los no mercado de manual de reabilitação profissional inss trabalho. 18, III da Lei nº /91 e tem o objetivo de oferecer aos segurados incapacitados para o trabalho, por. Este manual é o resultado da preocupação da Coordenação de Gestão de Pessoas em relação realizada mediante documentação encaminhada pela unidade para o INSS, que conclui a Avaliação de Potencial Laborativa. Estrutura e funcionamento do serviço de Reabilitação Profissional Para compreendermos melhor o funcionamento da Reabilitação Profissional (RP) no INSS é necessário conhecer sua estrutura, à qual faremos alusão a seguir2. O Ministério da Previdência e o Instituto Nacional do Seguro Social – INSS vem acompanhando e interagindo cada vez mais de perto com as experiências públicoprivadas da Reabilitação Profissional. Cabe à Divisão de Gerenciamento de Atividades de Reabilitação Profissional.

A reabilitação profissional do inss não funciona. A principal hipótese de reabilitação profissional é quando o segurado está temporariamente incapacitado para realizar as suas atividades profissionais na empresa e recebendo o benefício de auxílio-doença/5(21). Foram retirados alguns capítulos que já possuem Manuais próprios, como Aposentadoria Especial, Acidente de Trabalho, Reabilitação Profissional que, em conjunto com as Diretrizes de Apoio à Decisão Médico Pericial em Clínica. Depois de concluído o processo de reabilitação profissional, o INSS emitirá certificado indicando a atividade para a qual o trabalhador foi capacitado profissionalmente. Veja matéria publicada pela Divisão de Reabilitação Profissional do INSS esclarecendo conceitos a respeito do programa de reabilitação profissional.

Considerando a necessidade de atualizar e alterar procedimentos da Reabilitação Profissional, conforme legislação em vigor, Resolve. 2 O que é Reabilitação Profissional? 2 REABILITAÇÃO PROFISSIONAL ATRAVÉS DA URP/INSS Conforme legislação previdenciária vigente, todo caso de mudança de cargo, atividade ou posto de trabalho, motivado por patologia limitante e elegível para reabilitação profissional deverá ser encaminhado à Unidade de Reabilitação Profissional/INSS, para.

A importância da reabilitação profissional para o segurado do INSS. INSS Reabilitação Profissional – Como funciona e como solicitar? Portaria MDS nº , de 28 de setembro de O PRESIDENTE SUBSTITUTO DO INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL - INSS, no uso das atribuições que lhe confere o Decreto manual de reabilitação profissional inss nº , de 24 de julho de , e considerando a necessidade de atualizar e alterar procedimentos da Reabilitação Profissional, conforme legislação em vigor, resolve. Manual de Perícia Médica da Resolução/INSS/DC n. Quando se tratar de acidente do trabalho, o encaminhamento à perícia médica deverá ser efetuado imediatamente. O INSS poderá fornecer ao segurado os recursos materiais necessários, incluindo próteses, órteses, taxa de inscrição e mensalidades de manual de reabilitação profissional inss cursos profissionalizantes, implementos profissionais. Os.

RESUMO Introduo: A aposentadoria especial um benefcio do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), destinado a segurados que trabalham em condies insalubres ou perigosas . Como funciona Oportunidade para quem deseja voltar ao mercado de trabalho. Portaria MDS nº , de 28 de setembro de O Presidente Substituto do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS, no uso das atribuições que lhe confere o Decreto nº , de 24 de julho de , e. 36, §§ 2º e 3º, do Decreto nº /99). As informações e orientações aos servidores que atuam na área de Reabilitação Profissional, contidas neste manual, visam uniformizar procedimentos, facilitar as rotinas de trabalho, objetivando a melhoria no atendimento aos beneficiários da manual de reabilitação profissional inss Previdência Social que necessitam do serviço de Reabilitação Profissional. RESOLUÇÃO INSS/PRES Nº , DE 9 DE FEVEREIRO DE - DOU DE 16/02/ Aprova o Manual Técnico de Procedimentos da Área de Reabilitação Profissional - Volume I. A concessão de OPM é atribuição legal do INSS por meio do Serviço de Reabilitação Profissional, conforme previsto na Lei nº , de , que em seu.

MANUAL TÉCNICO DE PROCEDIMENTOS DA ÁREA DE REABILITAÇÃO PROFISSIONAL by edersoneds. Depois de concluído o processo de reabilitação profissional, o INSS emitirá certificado indicando a atividade para a qual o trabalhador foi capacitado profissionalmente. Não funciona a reabilitação profissional porque o programa é falido no brasil.modelo de carta e [HOST] nunca tive um caso assim.A importância da reabilitação profissional para o segurado do INSS.

. EMISSÃO DO CERTIFICADO DE REABILITAÇÃO PROFISSIONAL Concluído o processo de (re) habilitação profissional, caberá ao INSS emitir C ertificado de Reabilitação Profissional (Anexo XXII), indicando a função a qual o reabilitando foi capacitado manual de reabilitação profissional inss profissionalmente, sem prejuízo do exercício de outra para a qual se julgue. Quer ficar por dentro de outros direitos?

Os resultados obtidos sugerem que o processo de reabilitação profissional, ainda precisa de mais investimentos com vistas na reinserção dos assegurados, pois é realizado sem o eficiente acompanhamento do INSS e das empresas. À medida que o aumenta a quantidade de segurados que buscam o sistema de Previdência para requerer algum benefício por incapacidade, em função de que perderam capacidade laboral, aumenta também a quantidade de pessoas que podem ser reinseridas no mercado de trabalho através de um processo de reabilitação profissional. A reabilitação profissional pode ser prestada também aos dependentes, de acordo com a disponibilidade das unidades de atendimento da Previdência Social. A principal hipótese de reabilitação profissional é quando o segurado está temporariamente incapacitado para realizar as suas atividades profissionais na empresa e recebendo o benefício de auxílio-doença.

Feb 28,  · Conheça como funciona a reabilitação profissional e saiba se você poderá ser submetido a ela. Neste momento, um profissional do INSS irá verificar se há condições do trabalhador voltar à ativa, mas não de maneira plena de acordo com a sua capacidade. processo de habilitação ou reabilitação pro-fissional fornecido pelo INSS.º 60 de 06 de Setembro de ; Atribuições dos Técnicos de Reabilitação Profissional Legislação da Reabilitação Profissional – INSS. Quando algum profissional que contribui ao INSS passa por algum acidente ou doença que limite o exercício de suas atividades laborativas, o próprio órgão pode apresentar um meio de reabilitar. 2 O que é Reabilitação Profissional? Reabilitação Profissional A Reabilitação Profissional no INSS tem desde manual de reabilitação profissional inss a implantação do Projeto Reabilita, no ano , a previsao de que suas ações ocorram no âmbito das Agências da Previdência Social –APS em integração com a Perícia Médica e articulado com os demais serviços do INSS (descentralização).

A reabilitação profissional é um serviço da Previdência, prestado pelo, de caráter obrigatório, com o objetivo manual de reabilitação profissional inss de proporcionar os meios de readaptação ou reeducação profissional para o retorno ao mercado de trabalho dos segurados incapacitados por doença ou acidente. Solicitar, acompanhar e monitorar a Compatibilidade manual de reabilitação profissional inss de Atribuição de. manual de reabilitação profissional inss MANUAL TÉCNICO DE PROCEDIMENTOS DA ÁREA DE REABILITAÇÃO PROFISSIONAL by edersoneds. Observou-se que o INSS de um lado. O. O novo Manual Técnico de manual de reabilitação profissional inss Perícia Médica Previdenciária, publicado em março/ na forma de Resolução assinada pelo Presidente do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, tem por objetivo apresentar um consolidado de normas, conceitos legais e éticos sobre as atividades médico periciais, padronizando condutas, entendimentos, procedimentos e reunindo informações dispostas de. Concluído o processo de reabilitação profissional, o INSS emitirá Certificado de Reabilitação Profissional, individual, indicando a função para a qual o reabilitando foi capacitado profissionalmente, sem prejuízo de outra para a qual se julgue capacitado. A reabilitação profissional é um serviço da Previdência, prestado pelo, de caráter obrigatório, com o objetivo de proporcionar os meios de readaptação ou reeducação profissional para o retorno ao mercado de trabalho dos segurados incapacitados por doença ou acidente.

É um esforço de fazer e estimular novas aptidões por parte do empregado, para que ele de fato possa permanecer ativo, ajudando com o INSS e com a coletividade. Considerando a necessidade de atualizar e alterar procedimentos da Reabilitação Profissional, conforme legislação em vigor, Resolve. Programa de reabilitação do INSS pode demorar até dois anos A reabilitação é voltada aos empregados que sofreram acidentes de trabalho e precisam voltar à atividade profissional. Como funciona a reabilitação profissional do INSS Logo após a solicitação do benefício, o segurado irá passar por uma perícia médica.


Comments are closed.